A língua é um órgão muscular que auxilia na mastigação, na deglutição, na articulação da palavra e na percepção do gosto das substâncias colocadas na boca.


Estruturas da língua

 

 

Papilas fungiformes

A papila fungiforme tem um conjuntivo muito rico, mas não tem valum, nem queratina. Possuem muitos botões gustativos.

Papilas foliáceas

A papila foliácea pode estar na borda lateral humana, mas a quantidade é muito pequena. Essa papila é como se fosse a fungiforme comepitélio com projeções grandes. Está presente em grande quantidade em coelhos. A foliácea tem botão gustativo e está envolvida com um tipo de captação de sabor. O epitélio forma projeções, e tem muitas glândulas de won Ebner embaixo.

 

Papilas circunvaladas

são papilas gustativas presentes na língua humana e possuem esta nomeclatura devido a sua forma, semelhante a um vale. Seus botões gustativos estão localizadas na porção posterior da língua e, com o avanço da idade, podem sofrer atrofia.

 

Papilas filiformes

As papilas filiformes são ricas em queratina. Quanto mais agressiva for a alimentação do animal, mais a papila terá queratina. A papila filiforme além de queratina tem muitas bactérias. Existem muito poucos botões gustativos.

 

Freio lingual

Estão as papilas caliciformes, atrás vão estar as amídalas linguais e na frente estarão as papilas linguais. O alimento passa pela parte posterior da língua. A presença da amídala nessa região é importante. O epitélio das amídalas linguais pode estar “sujo” de linfócitos. Elas possuem buracos por onde sai uma secreção.

 

Papila caliciforme

Possui um valum do lado. Na parede desse valum e também da papila, há presença de botões gustativos.

 

Glândulas

Embaixo das papilas caliciformes existem glândulas que são ricas na produção de uma secreção muito fluida, que cai no valum e lava. O alimento é dissolvido e suja o valum, toca nas papilas e essas glândulas jogam pra fora a sua secreção. Se não fosse essa “limpeza”, o alimento encheria o valum e o sabor seria aquele mantido, e o sabor do próximo alimento não seria sentido. Essas glândulas são chamadas de won Ebner. Os túbulos dessa glândula desembocam no valum.

A parede da papila tem botões gustativos. As glândulas jogam secreção no valum e é o valum que joga o líquido para fora. O alimento entra, suja o valum , entra em contato com as papilas, e de novo é jogado para fora.

O botão gustativo tem um poro. O alimento entra em contato com microvilos das células especiais do botão gustativo, e esses captam o sabor. Essas células têm axônios, são nervosas e terminam em microvilos. Cada botão gustativo está relacionado com um tipo de sabor. Sabores ácidos, doces. Os sabores básicos são reunidos e transformados num sabor global.

A porção ventral da língua não tem um conjuntivo tão denso.