A língua é um órgão muscular que auxilia na mastigação, na deglutição, na articulação da palavra e na percepção do gosto das substâncias colocadas na boca.


Produtores de aguardente do Espírito Santo regularizam empreendimentos com obtenção da licença ambiental

25/07/2010 17:20

 Produtores de aguardente do Espírito Santo regularizam empreendimentos com obtenção da licença ambiental

 

TRADIÇÃO FAMILIAR

Dentre os fabricantes de aguardente que obtiveram o certificado está Vanderly Rigoni, de 61 anos. Sua família possui um alambique desde 1957, quando o seu pai, Ângelo Rigoni, começou a produzir cachaça. "No começo era bem simples, tocado a roda d’água. Atualmente, alambiques daquele tipo nem existem mais", observou.

Após o pai desistir do empreendimento, Vanderly resolveu retomar a atividade em 1983. "Eu considerei que seria um negócio rentável, ao mesmo tempo que teria uma imensa satisfação em reavivar algo que meu pai iniciou e trabalhou com tanto afinco".

Vanderly é proprietário da cachaça Pratinha e seu alambique está localizado em Córrego da Prata (Anchieta), em uma propriedade de sete hectares. Lá, são produzidas cachaças com sabores diferentes, como canela e erva-doce. "Eu trabalho com café e cachaça mas, para falar a verdade, eu gosto mais é da fabricação de aguardente".

Segundo Vanderly, agora que ele possui a licença, poderá trabalhar com mais tranquilidade, tendo a convicção que seu empreendimento está regularizado. "Fiz todo o projeto de adequação, pois sei que preciso conservar a natureza. Além disso, se não estiver tudo certo, corro o risco de não poder trabalhar e, assim, vou perder as minhas origens. Isso, eu não quero", afirma.

—————

Voltar