A língua é um órgão muscular que auxilia na mastigação, na deglutição, na articulação da palavra e na percepção do gosto das substâncias colocadas na boca.


A CSU VAI EXTINGUIR O RIO BENEVENTE

27/07/2010 20:27

As comunidades de Anchieta e Guarapari irão ficar sem água, caso o projeto siderúrgico (CSU) venha a sair do papel, devido o alto consumo industrial de água projetado para ser captado do rio Benevente. Segundo estudo ambiental - Rima da CSU, será superior a 1,8 milhões de litros por hora (510 l/s). Considerando que com as estiagens a vazão reduz drasticamente, o rio Benevente vai deixar em situação crítica e sem água diversas comunidades. Isto sem a implantação da siderúrgica, imaginem como será com a usina. 

O estudo ambiental da siderúrgica revela ainda que para o abastecimento humano, na indústria, a CESAN será responsável pelo abastecimento. Porém não declara o quanto precisa de água e se a Cesan tem capacidade para isto. Segundo foi nos passado, o projeto da implantação da Siderúrgica (sem futuras ampliações) prevê que o consumo industrial de água doce será superior a 1/4 da vazão atual. Isto é, sem levar em considerando que a Cesan vai ampliar a capacidade de captação para atender a alta temporada de verão de Guarapari e que a população das comunidades de Anchieta irá crescer com seus múltiplos usos. Pior é que justamente (rio abaixo) tem uma biodiversidade que depende de uma vazão razoável. 
Como é de conhecimento de todos que o rio Benevente deságua no mar, justamente em Anchieta, com o elevado consumo de água, a cunha salina mudará sua dinâmica. Ou seja, as marés altas vão empurrar a água doce, e subindo o rio irá ultrapassar os dois locais de captação de água em Jabaquara, que atende Guarapari e Anchieta. O que é que vão fazer com a captação de água salinizada? 
Observe que estamos levantado dados não computando com a ampliação da siderúrgica, o que poderá dobrar o consumo projetado atualmente. 
Importante ressaltar que a projeção de captação de água do projeto siderúrgico - CSU é quase o dobro da atual captação do Benevente para as comunidades da cidade turística de Guarapari (280 l/s). 

A Bacia hidrográfica do Benevente abrange terras dos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha,, Guaraparí e Piúma, possuía em suas cabeceiras boa parte de coberta florestal, mas, a parte baixa devido os diversos usos das terras está sofrendo uma acelerada degradação ambiental.  

—————

Voltar