A língua é um órgão muscular que auxilia na mastigação, na deglutição, na articulação da palavra e na percepção do gosto das substâncias colocadas na boca.


Agro turismo e Manifestações Culturais em Anchieta

25/07/2010 20:12

Agro turismo e Manifestações Culturais

 

 As manifestações culturais de Anchieta podem ser distribuídas em 4 grupos diferentes: religioso, folclórico, artístico e ecológico. No grupo religioso destacam-se a Festa do Beato José de Anchieta; São Pedro, com a Procissão Marítima; Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora da Penha.

No grupo folclórico chamam a atenção os grupos de dança como as bandas de Congo Mestre Pedro Camilo, São Mateus e Sol e Lua; o grupo de dança do Divino Espírito Santo da comunidade de Jabaquara; Os Brandarinos da comunidade de Belo Hoirizonte e o Grupo Nona Adélia de dança italiana da comunidade de Alto Pongal.

No campo artístico destacam-se as fanfarras das escolas municipais, os grupos de teatros e as bandas de música da cidade como Tropical Brasil, Musical Prateados, O Peso do Forró, Trio Xonado e Banda Asus. Finalmente no grupo ecológico estão os passeios nas águas do Rio Benevente com visitação às Ruínas Jesuíticas, a descida ecológica do Rio Benevente de caiaque e os passeios ciclísticos a pontos turísticos de Anchieta.

Com uma riquíssima herança histórica, além de privilegiado por 21 belas praias, lagoas, falésias e rios adornados por um riquíssimo manguezal, o município de Anchieta tem todos os atributos necessários para um desenvolvimento ainda maior neste segmento. No turismo religioso a cidade apresenta o Santuário de Assunção, formado pela Igreja Matriz pela residência dos padres jesuítas e pelo Museu do Beato José de Anchieta.

O agro turismo se fortalece a cada dia. Nas comunidades do interior surgem pousadas e restaurantes de comidas típicas da região. As praias da cidade são cada vez mais freqüentadas. Recentemente a praia dos Castelhanos, uma das mais freqüentadas por turistas e moradores, foi certificada para concorrer ao sele Bandeira Azul de excelência em qualidade.

A cidade também possui uma região rural, colonizada por imigrantes italianos, no final do século XIX. As vilas de Alto Pongal, Alto Joeba e Córrego da Prata deram início a um processo de valorização do patrimônio cultural da imigração. Em Córrego da Prata, um grupo de mulheres orientadas pela Emcaper e Secretaria Municipal de Turismo, produz doces, geléias, sucos, licores e biscoitos caseiros.O turista também pode levar os produtos em cestas decoradas.ainda na comunidade de Córrego Da Prata está o alambique Aguardente Pratinha, onde o visitante pode conhecer o processo de fabricação e adquirir a cachaça de diversos sabores, considerada pelos apreciadores uma das melhores do Espírito Santo.

—————

Voltar


Enquete

O que você acha do turismo em Anchieta ?

Ótimo e bem diversificado;
(4)
50%

Bom / Regular;
(3)
38%

Péssimo com poucas opções de lazer;
(1)
13%

Total de votos: 8